Humildade faz de Tite o melhor treinador do Brasil

Muitos defendem a tese, inclusive eu, de que um treinador precisa de tempo para conseguir implementar a sua filosofia de jogo numa equipe. Demissões apressadas sempre foram e continuarão sendo criticadas por mim neste espaço.

Não apenas isso, o calendário inchado do futebol brasileiro não permite muito tempo entre as semanas para que um técnico treine seu time da melhor maneira possível. Isso é tão verdade que Marcelo Bielsa, um dos melhores, senão o melhor, já recusou diversos convites de clubes nacionais justamente por causa deste ritmo desacerbado de partidas.

Mas então como explicar as diferenças claras do Corinthians de Tite para o Corinthians de Mano? Afinal, são apenas 45 dias de trabalho do treinador.

Para mim, a resposta é muito simples: Tite está muito acima de qualquer técnico brasileiro!

Tite 2

Mas nem sempre foi assim. Aliás, é impressionante a evolução daquele técnico que chegou a rodar por Grêmio, Inter, Palmeiras, passando até mesmo sem sucesso pelo próprio Corinthians.

A grande e básica diferença de Tite em relação aos seus adversários é que ele sabe que precisa melhorar e aprender diariamente. Sabe, inclusive, o que a maior parte dos profissionais da sua área se recusa a concordar: nós estamos muito atrasados!

Por que será que o técnico foi à Europa em seu período sabático no ano passado? Por que será que ele priorizou assistir jogos da Champions League e conversar com treinadores como Carlo Ancelotti?

É mais do que evidente que a maioria dos treinadores brasileiros está defasada e o simples fato de Tite ter consciência disso o diferencia, absurdamente, dos demais.

É bom que se diga também que a humildade do comandante corintiano foi muito além do previsto. Ou será que qualquer outro treinador brasileiro que acabara de ser campeão continental e mundial tiraria um ano apenas para aprimorar os seus conhecimentos?

Tite queria mais e sabia aonde encontrar. Voltou ao comando do time que o consagrou e, em menos de dois meses, mesmo sem muito tempo para treinar, conseguiu implementar o seu 4-1-4-1 no melhor estilo europeu. Não só isso, o técnico conseguiu fazer do Corinthians o time mais compactado do Brasil, jogando em apenas 30 metros.

Sim, o Corinthians de Mano já era uma equipe compactada. E sim, ajuda muito o fato de Tite conhecer metade de seus atuais comandados. Mas ainda com todos esses asteriscos, o trabalho do treinador neste início de ano não deixa de ser digno dos melhores elogios.