Mentira deslavada
O mestre da propaganda nazista, Joseph Goebbels, defendia a máxima de que uma mentira repetida insistentemente se torna verdade. Parece que essa filosofia não só tomou conta do mercado publicitário, como agora estende seu alcance para o marketing dos clubes de futebol no Brasil. O maior exemplo disso é a “bandeira” feita pela diretoria do Corinthians que é estendida na geral do Pacaembu, em meio à tomadas especiais da tevê, e diz: “Uma nação com mais de 30 milhões de loucos”.
Essa mentira, associada ao termo “República Popular” dá a impressão de que o contingente de corintianos formam uma nação à parte, ao mesmo tempo poderosa e com regras próprias. Não é à toa que a Polícia Militar prevê um policiamento super reforçado para o segundo jogo da semifinal da Libertadores, para evitar que após a partida os integrantes dessa “nação” não saiam do Pacaembu quebrando tudo o que verem pela frente, como já aconteceu após a eliminação do time em outras Libertadores.
Ora, não há nenhuma pesquisa de torcidas – nem mesmo essas nada confiáveis que grassam por aí – que chegou à conclusão de que os torcedores do Corinthians somam 30 milhões de pessoas no Brasil. Uma conta básica mostra o tamanho da mentira. Vejamos.
O Brasil tem 192 milhões de habitantes. Sabe-se que no mínimo 40 milhões de pessoas não ligam para futebol. Digo “no mínimo” porque uma pesquisa que está em mãos do G4Paulista mostra que 40% dos brasileiros não ligam para o futebol, o que elevaria o número de indecisos para 76,8 milhões.
Na verdade, somando-se crianças, idosos e os que não têm mesmo saco para o esporte que amamos, é claro que o número de neutros é bem maior do que 40 milhões. De qualquer forma, sejamos complacentes e aceitemos que apenas 40 milhões de brasileiros não torçam para time algum.
Pois bem. Sobram 152 milhões. Desses, a média dessas pesquisas – nas quais não acredito, pois são pouquíssimo abrangentes – diz que o alvinegro da capital tem 13,4% dos torcedores. Okay, entremos no jogo. Isso dá um resultado de 21,3 milhões. Cadê os outros 8,7 milhões? O gato comeu?
Com a imensa faixa produzida por sua diretoria e exposta com o consentimento e apoio da tevê, no caso a Globo, o Corinthians quer levar vantagem ilícita no mercado do marketing esportivo, divulgando uma inverdade que prejudica seus concorrentes. Se ele aumenta desmedidamente o número de seus torcedores, obviamente está diminuindo o dos outros, o que é jogar sujo fora das quatro linhas.
Na enquete de torcidas mais abrangente do Brasil, a Timemania, que a cada semana pergunta a milhões de pessoas de mais de 62% das cidades do País, qual seu time do coração, o Corinthians não chega a 5% dos votos.
Será que a Timemania, que consulta milhões de mais de 62% das cidades do País, é que está errada, e essas pesquisas que ouvem meia dúzia de gatos pingados de no máximo 2% dos municípios, é que estão corretas? Claro que não dá para acreditar nisso.
Então, alardear que tem 30 milhões de torcedores, o que representaria 20% da torcida nacional, é uma deslavada mentira do marketing do Corinthians. Propaganda enganosa que se repete a cada vez que é desfraldado o imenso outdoor camuflado de bandeira, focalizado com closes especiais pela parceira Rede Globo de Televisão.